Colaboração: Dr. Ektor Tsuneo Onishi
Basta olhar para o lado nos ônibus, metrô ou mesmo na rua que podemos encontrar, com facilidade, vários usuários dos chamados tocadores de Mp3. Este formato de compactação de música que revolucionou a indústria fonográfica, tornou possível carregar dezenas ou até mesmo centenas de músicas em pequenos dispositivos portáteis.
Apesar de divertido, o Mp3 pode ser também perigoso. Poucos sabem, mas ouvir música em volume exagerado pode ser prejudicial à saúde!
Vejam uma outra situação muito comum: quem nunca foi a um show, casamento ou "balada" e saiu com a sensação de pressão nos ouvidos, ou com zumbido parecido com um chiado ou apito agudo? Isso porque estes são sintomas de que você abusou e se expôs a um ambiente com ruído excessivo. É o mesmo que ficar muito tempo tomando sol e ficar com a pele avermelhada.
Recomenda-se que o nível de ruído ambiente não seja maior que 85 decibéis pelo período máximo de 8 horas. Acima deste volume e/ou tempo de exposição, há risco de perda auditiva que é irreversível, progressiva e acumulativa. O grande problema é que as estruturas lesadas pelo ruído (as células ciliadas) são muito especializadas e não existe, até o momento, nenhum tipo de medicação ou cirurgia que possa recuperá-las. Portanto, a prevenção é a única alternativa quando se trata de perda auditiva.
E seguem algumas dicas para você continuar se divertindo por muitos anos, sem problemas de audição:
- procure utilizar seu tocador de Mp3 até a metade do volume máximo.
- evite utilizar o Mp3 em ambientes ruidosos que possam competir com a música, pois a tendência é aumentar ainda mais o volume para ouvi-la melhor.
- se for a um show ou ambiente com música alta, procure se afastar da fonte de som por cerca de 15 minutos a cada hora.
- se começar a apresentar zumbido persistente; dificuldade para entender as palavras em conversas, e aumentar o volume da televisão, procure um médico especialista para realizar exames.
Veja mais detalhes no site da Campanha Nacional da Saúde Auditiva, da Sociedade Brasileira de Otologia (www.saudeauditiva.org.br). E cuide da sua saúde auditiva!
3 comentários:
É verdade, ouvir música alta virou febre entre a moçada! Um perigo para os ouvidos!
Interessante saber disso =D
Nossa...perigoso essa estória de mp3 ainda mais por ser irreversivel...
Postar um comentário