Powered By Blogger

segunda-feira, outubro 31, 2011

DEPRESSÃO

Por: Equipe "ComSaúde"
A depressão é uma doença das mais incapacitantes, limitando o indivíduo do ponto de vista físico, pessoal e social. Todavia, nem sempre a doença é reconhecida, diagnosticada e tratada adequadamente. A doença é mais comum entre as mulheres e pode ocorrer em todas as idades, incluindo as crianças, adultos e idosos. Mas, a depressão está presente em boa parte dos idosos e sua prevalência é 2 a 3 vezes maior em mulheres do que em homens. No Brasil, estima-se que a doença atinja milhões de pessoas.

domingo, outubro 30, 2011

TDAH

Por: Equipe "ComSaúde"
O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é caracterizado por redução da atenção, além de impulsividade e hiperatividade, afetando crianças, adolescentes e adultos. Estima-se que 60 a 70% das pessoas que tiveram TDAH na infância mantêm o transtorno na vida adulta.

sábado, outubro 29, 2011

AUDIÇÃO - CUIDADO COM O USO E ABUSO DOS TOCADORES DE Mp3

Colaboração: Dr. Ektor Tsuneo Onishi
Basta olhar para o lado nos ônibus, metrô ou mesmo na rua que podemos encontrar, com facilidade, vários usuários dos chamados tocadores de Mp3. Este formato de compactação de música que revolucionou a indústria fonográfica, tornou possível carregar dezenas ou até mesmo centenas de músicas em pequenos dispositivos portáteis.

sexta-feira, outubro 28, 2011

VACINAS E VACINAÇÕES

Por: Equipe "ComSaúde"
Vacinas são produtos derivados do agente causal de certas doenças, isto é, são normalmente produzidas a partir de agentes patogênicos (vírus ou bactérias), previamente atenuados ou mortos, ou até a partir de toxinas. A vacinação é o modo mais eficaz de prevenir diversas doenças, as chamadas doenças imunopreveníveis, como: poliomielite (paralisia infantil), sarampo, tétano, rubéola, hepatite B, tuberculose, gripe, febre amarela, varíola (erradicada), entre outras.

quinta-feira, outubro 27, 2011

HERPES

Por: Equipe "ComSaúde"
Doença altamente contagiosa, recorrente, geralmente benigna. Muitas infecções e recorrências são assintomáticas. Os intervalos das recaídas são variados e acredita-se que estes os herpesvírus permaneçam no organismo por toda a vida. Os episódios agudos secundários de herpes são de menor intensidade que o quadro inicial, mas a doença pode persistir por toda a vida, embora com episódios menos frequentes.

quarta-feira, outubro 26, 2011

TRANSTORNO DE COMPULSÃO ALIMENTAR

Por: Equipe "ComSaúde"
Este é comportamento comum e mal compreendido, que pode surgir na infância, e envolve a ingestão de grande quantidade de comida em curto período de tempo (até duas horas), acompanhado da sensação de perda de controle sobre a qualidade e quantidade do que se come.

terça-feira, outubro 25, 2011

RISCOS DO USO ABUSIVO DE ANTI-INFLAMATÓRIOS

Colaboração: Dra. Ana Cristina Tasaka
Grande parcela da população brasileira acredita muito em medicamentos, os obtém facilmente e os consome em demasia. Um dos grupos de fármacos mais comumente utilizados no Brasil é o dos anti-inflamatórios. Os mais comuns podem ser classificados como hormonais (corticóides, também conhecidos como anti-inflamatórios esteroidais, por exemplo, cortisona, prednisona, dexametasona etc.), ou não hormonais (anti-inflamatórios não esteroidais, por exemplo, ácido acetilsalicílico, diclofenaco, cetoprofeno etc.). Os anti-inflamatórios não devem ser confundidos com antibióticos, visto estes últimos serem medicamentos destinados ao controle de infecções bacterianas, da mesma forma que as doenças virais devem ser combatidas com antivirais.

sábado, outubro 22, 2011

HIPERTENSÃO

Por: Equipe "ComSaúde"
Doença caracterizada pelo aumento da pressão arterial, que compromete o bom funcionamento dos vasos sanguíneos, coração, rins e cérebro. As alterações nos vasos podem levar o indivíduo a um infarto, ou a um acidente vascular encefálico (AVE), também chamado de derrame cerebral. Pessoas idosas com mais de 70 anos são as mais acometidas pela doença.

sábado, outubro 15, 2011

DOENÇAS TROPICAIS NEGLIGENCIADAS

Colaboração: Dra. Márcia dos Santos Rizzo
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de um bilhão de pessoas em todo o mundo são afetadas por uma ou mais Doenças Tropicais Negligenciadas, tais como Raiva, Doença de Chagas, Dengue, Hanseníase, Esquistossomose, Cisticercose, Sífilis, dentre outras. O termo “doença negligenciada” refere-se às enfermidades infecciosas que persistem exclusivamente nas populações mais pobres e necessitadas, especialmente as localizadas no calor e na umidade de climas tropicais.