Colaboração: Dra. Eliana Aparecida Perrone
A cada ano ocorrem cerca de 10 milhões de novos casos de câncer e 6 milhões de mortes por esta doença em todo o mundo. A causa deste processo de alteração do crescimento e da diferenciação celular reside nos níveis celulares e subcelulares; no entanto, o estudo dos padrões do câncer nas populações pode contribuir para o conhecimento de suas origens. Uma das primeiras observações sobre o papel de agentes químicos no desenvolvimento do câncer surgiu a partir da correlação entre fuligem e neoplasia de bolsa escrotal dos limpadores de chaminé.
Assim, muitas das observações relativas às causas do câncer podem ser obtidas pelos estudos epidemiológicos que relacionam um ambiente particular e influências culturais com a ocorrência de neoplasias malignas. Podemos encontrar diferenças notáveis na incidência e nas taxas de morte por formas específicas de câncer em todo o mundo. Por exemplo, enquanto os carcinomas (cânceres) gástricos são mais frequentes no Japão do que nos Estados Unidos, as mortes por carcinomas pulmonares são mais frequentes nos Estados Unidos do que no Japão. Ainda, as mortes por câncer de pele são mais frequentes em países tropicais do que na Islândia. Outros fatores geográficos e ambientais incluem o asbesto, o cloreto de vinil e a naftilamina, que são considerados exemplos de riscos ocupacionais.
Dados mundiais de mortalidade indicam que a maioria dos indivíduos com excesso de peso apresentam uma taxa de morte por câncer mais alta do que indivíduos mais magros. O abuso do álcool aumenta o risco de carcinomas de orofaringe, laringe esôfago e fígado. O fumo está implicado no câncer de boca, faringe, laringe, esôfago, pâncreas e vesícula urinária, além de ser responsável pelo desenvolvimento de 90% das mortes por câncer de pulmão. O álcool e o tabaco juntos multiplicam o risco de câncer no trato aerodigestivo superior. Devemos ainda considerar os fatores carcinogênicos associados à dieta e à radiação ultravioleta. É claro que sempre se pode evitar o contato com estes fatores, mas parece que eles estarão sempre associados ao nosso trabalho, nossa alimentação e mesmo ao ar que respiramos. Portanto, cuide da sua saúde e previna-se!
0 comentários:
Postar um comentário